REGRAS DE SEGURANÇA

REGRAS DE SEGURANÇA - Associação Monte-Sionense de Caça e Tiro

•             Ouça e obedeça às instruções: antes de qualquer aula, o aluno/praticante receberá instruções de um instrutor habilitado para isso. Serão dadas informações sobre o uso de armas de fogo, como manuseá-las etc.

Você não deve apontar a arma para você, para outras pessoas ou qualquer outro local que não seja o seu alvo, ainda que a arma não esteja engatilhada, só aponte para o alvo.

Nunca engatilhe uma arma a não ser no momento de atirar. Manuseie sua arma como se ela estivesse carregada e engatilhada a todo momento.

Obedeça às instruções e dicas do instrutor, mesmo que você já tenha atirado ou entenda um pouco sobre armas de fogo, o instrutor é profissional e sabe o que é melhor para cada momento.

•             Arma não é brinquedo: por mais que frequentar um clube de tiro seja uma atividade relaxante, não faça da arma um brinquedo, somente tratando-a com respeito acidentes são evitados.

Também é importante que o aluno não coloque munições que não sejam recomendadas para o calibre da arma que está sendo manuseada e nunca atire contra superfícies que permitam que a bala ricocheteia.

•             Checar nunca é demais: sempre antes de atirar ou no momento em que pegar a arma, verifique se ela está carregada. Cada tipo de arma tem uma maneira de fazer esta verificação, caso não saiba como fazer, pergunte ao seu instrutor.

Nos revólveres, verifique o tambor através da sua abertura, em outras armas basta olhar o local indicado para colocar a munição. Caso não consiga visualizar, use os dedos para tatear e sentir se há balas ou não.

Passos como esse fazem toda a diferença em relação às normas de segurança.

•             Não consuma bebidas alcoólicas ou drogas: esta regra vale para antes ou durante a prática de tiro esportivo no clube de tiro e também se aplica às competições. Nunca faça uso de bebidas alcoólicas nas dependências do clube quando for praticar, não consuma drogas ou medicamentos que causem sonolência, tonturas e sintomas que atrapalhem suas capacidades motoras.

Também não é permitido fumar dentro das instalações do clube de tiro, seja em treinamentos ou em provas.

•             Faça silêncio: o clube de tiro é um local que exige concentração máxima dos praticantes. Por isso, evite falar alto, dar risadas ou fazer brincadeiras durante a prática, comportamentos como este afetam a concentração dos demais alunos e também a sua. Sendo assim, respeite as normas de segurança e não atrapalhe o funcionamento do estabelecimento.

•             Use equipamentos de proteção: todas as vezes que for para o clube de tiro, saiba que se for praticar tiro esportivo para treinar ou competir, equipamentos de proteção individual são exigidos (EPI). Óculos de proteção e protetores auriculares são fundamentais para a segurança do esporte.

De acordo com o local onde a prática de tiro esportivo é feita, você precisará de bloqueadores de sol, bonés com proteção para a nuca, botas e qualquer outro equipamento que seja necessário.

Como podemos perceber, as normas de segurança são essenciais para que os clubes de tiro sejam locais seguros e permitam que seus frequentadores e sócios possam aproveitar o ambiente de forma saudável.

Contamos com a colaboração de todos os associados da AMCT para manter nossa estande um lugar seguro para a prática do esporte.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.